O acolhimento e a inclusão caminham lado a lado. No último mês, os colaboradores da Ofebas participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais, ministrado pela Professora Doutora Maria Ângela Oliveira, da Associação do Amor Inclusivo (AAI). A AAI é uma Organização Não Governamental (ONGde Sorocaba que atua há 18 anos com o propósito de auxiliar pessoas com deficiência auditiva, visual ou múltipla.
Essa primeira turma contou com a presença de um grupo de pouco mais de 20 colaboradores que estão envolvidos no atendimento ao público, como recepção, comercial, psicologia, comunicação e agentes funerários. Foram cinco semanas de aulas interativas, com músicas e dinâmicas, tanto em sala de aula, quanto com simulações das necessidades do dia a dia.
A professora Maria Ângela conta que o método de ensino foi desenvolvido para ser uma aprendizagem totalmente prática. “O curso foi idealizado para acolher ainda mais as pessoas que precisam do atendimento na Ofebas. Por isso, as aulas foram focadas em simulações do dia a dia. Vamos continuar com o curso e criar outras turmas para que todos os colaboradores possam ter a chance de tornar a empresa completamente inclusiva”.
Com a finalização desse primeiro curso, a AAI concedeu à Ofebas o certificado de empresa bilíngue: português e libras. A partir de agora, tanto o atendimento comercial quanto o momento da assistência a quem perdeu o ente querido poderão ser feitos por profissionais habilitados em libras.
Para a gerente de negócios da Ofebas, Patrícia Peixoto, a conquista reflete o compromisso da organização em proporcionar um atendimento inclusivo e acessível para todos. “Buscamos a inclusão, pois sabemos o quanto o diálogo pode ser difícil para as pessoas surdas. Estamos orgulhosos em oferecer um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e compreendidos, independentemente de suas necessidades de comunicação”, conclui.
Fonte: Assessoria de imprensa