Votorantim registrou uma queda na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), utilizada para verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. O relatório de maio apresenta um índice de 2,67, bem menor em relação ao 6,16 verificado em janeiro pelo Centro de Controle de Zoonoses.
O dado atual também é positivo comparado ao mesmo período do ano passado. Em maio de 2023, a ADL foi de 3,83.
Segundo o levantamento mais recente, os profissionais da Zoonoses visitaram 600 casas em diversos bairros de Votorantim. Foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue em 16 imóveis.
Os criadouros mais encontrados com larvas foram latas, frascos plásticos, vasos de plantas e garrafas descartáveis. Os focos ficam no Jardim Novo Mundo, Jardim Daniel Antônio, Jardim São Pedro, Vila Nova, Fornazari, Jardim Archila, Jardim das Colinas, Jardim Karolyne, Jardim Paulista, Parque Bela Vista e Vila Rodrigues.
A diminuição do índice ADL tem relação com o clima, mais seco e frio, e o trabalho contínuo feito pela Prefeitura de Votorantim em imóveis da cidade. Durante o inverno, a população deve seguir atenta, pois os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e eclodirem no recomeço da estação quente, originando um novo ciclo do Aedes.
Fonte: Prefeitura de Votorantim