O Núcleo de Dengue completa um mês de funcionamento com mais de 2 mil atendimentos, o correspondente a uma média de 90 pessoas acolhidas por dia na unidade. A estrutura, criada e administrada pela Prefeitura de Votorantim, é focada na avaliação e no tratamento dos pacientes com sintomas leves da doença.
O objetivo do Núcleo de Dengue é agilizar o atendimento e ter um espaço destinado ao tratamento exclusivo de pessoas com sintomas da doença. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
O acesso principal ao Núcleo de Dengue é feito pela rua Antônio Walter, próximo ao cruzamento com a rua Isaltino Dias. A estrutura de atendimento conta também com um ônibus cedido pela Universidade Brasil, no qual os médicos realizam as consultas.
A aposentada Eliana Maria de Andrade, 58 anos, moradora da Vila Amorim, esteve nesta terça-feira (15no Núcleo de Dengue. Sentia calafrio, febre e foi atendida pelos profissionais de saúde da unidade.
Eliana fez o cadastro assim que chegou ao Núcleo de Dengue, passou por uma triagem, recebeu soro, fez a prova do laço e foi atendida por um médico. “Tem sido muito bom o atendimento”, comentou, enquanto era medicada.
Além do Núcleo de Dengue, aberto em 15 de abril, a Prefeitura também orienta o paciente com sintomas leves da doença a procurar atendimento médico em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSse Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAsCentral, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.
Fonte: Prefeitura de Votorantim