O Núcleo de Dengue realizou 83 atendimentos durante o primeiro dia de funcionamento da unidade. O espaço, inaugurado segunda-feira (15pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, é destinado somente às pessoas com sintomas da doença.
A finalidade do Núcleo é oferecer um atendimento exclusivo à população com suspeita de dengue, realizar exames e monitorar as condições de saúde do paciente. A pessoa, ao chegar à unidade, é atendida na recepção, encaminhada para a sala de triagem e posteriormente direcionada à consulta com um médico plantonista. Caso seja necessário, retorna ao setor de enfermagem para receber hidratação ou medicação.
A aposentada Ivone Correa Vilar, 77 anos, esteve no primeiro dia de funcionamento no Núcleo de Dengue. A moradora do bairro Vossoroca apresentou sintomas da doença e, na unidade, foi atendida pelas equipes médica e de enfermagem.
O Núcleo de Dengue funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no espaço utilizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO- ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. O acesso principal ao prédio é feito pela rua Antônio Walter, próximo ao cruzamento com a rua Isaltino Dias.
A estrutura de atendimento conta com o prédio do CEO e com um ônibus cedido pela Universidade Brasil. No veículo, os médicos realizarão as consultas.
Além do Núcleo de Dengue, a Prefeitura também orienta o paciente com sintomas leves da doença a procurar atendimento médico em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSse Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.
As opções também são os dois polos para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas leves de dengue. Os postos funcionam nas UBSs do Parque Bela Vista e do Jardim Novo Mundo, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, com um diferencial: a presença de médicos exclusivos para a avaliação dos pacientes.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAsCentral, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.
Fonte: Prefeitura de Votorantim