Nesta quinta-feira, 28, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetalrecebe um seminário com a participação especial do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, às 18h30.
O encontro deve abordar as expectativas e propostas do Governo Lula sobre as transformações do mundo do trabalho, a indústria no país, com a retomada dos empregos, especialmente para Sorocaba e Região.
Desde que assumiu o Ministério do Trabalho, em janeiro de 2023, Marinho tem se empenhado em discutir propostas em torno de temas como os aplicativos de motoristas, igualdade salarial, redução de jornada sem redução salarial, valorização do salário-mínimo e retomada do emprego na indústria no país e em Sorocaba e região.
Agenda em Sorocaba
Além de participar do seminário, o ministro deve participar de reuniões, acompanhado de diretores do SMetal, nas empresas metalúrgicas Toyota e Bardella.
Na Toyota, o assunto em destaque será o maior plano de investimento da empresa no Brasil. No qual diretores do SMetal participaram de um anúncio, realizado pela Toyota. Serão R$11 bilhões investidos em Sorocaba, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis, que podem gerar cerca de 10 mil vagas de trabalho até 2030, entre empregos diretos e indiretos.
Já na Bardella, o debate ficará por conta da busca de se recolocar ativamente na economia brasileira, já que hoje a empresa está em status de recuperação judicial. Em maio de 2023, o SMetal também intermediou uma reunião para tratar sobre o assunto entre Eduardo Fantin, presidente da Bardella, João Domingos de Moura Junior, chefe de departamento e instalações da empresa, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Ainda, Luiz Marinho deve participar de uma reunião fechada com lideranças locais, na sede do SMetal, além de conceder uma entrevista coletiva para a imprensa.
Sobre Luiz Marinho
Ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Marinho voltou a ser ministro no governo de Lula depois de ter comandado a mesma pasta, entre 2005 e 2007. Ele também foi o titular do Ministério da Previdência Social, entre 2007 e 2008.
Formado em direito, Marinho acumula uma longa trajetória como sindicalista e político, que iniciou nos anos de 1980, como operário de uma montadora. Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Fonte: Assessoria de imprensa