A Prefeitura de Votorantim zerou a fila de espera do serviço de transporte escolar de alunos com deficiência. Uma frota de 18 ônibus, distribuída em 25 rotas, é utilizada para conduzir 200 estudantes às instituições de atendimento pedagógico.
O aluno residente em Votorantim pode usufruir do serviço desde que esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino municipal, estadual ou em uma entidade. O transporte é gratuito.
A prefeita Fabíola Alves ressalta que o objetivo da Prefeitura de Votorantim é oferecer um transporte com segurança e qualidade. “Esse é mais um passo importante para a inclusão social das pessoas com deficiência no ambiente educacional”.
O novo contrato da Prefeitura com uma empresa especializada para a prestação do serviço foi iniciado neste ano. Em 2023, a Secretaria de Educação (Seedchegou a registrar uma fila de espera.
Atualmente, a frota escolar conta com 9 ônibus com plataforma para cadeirantes. Outros 9 veículos possuem cadeiras elevatórias para alunos com mobilidade reduzida.
O veículo pega o aluno no endereço informado e o leva até a instituição de ensino. Após o término da aula, o trajeto inverso é feito, de acordo com as rotas pré-definidas pela Seed.
O serviço é utilizado pelos dois filhos da dona de casa Ana Maria Santos Carvalho, 38, moradora do bairro Vossoroca. Ambos nasceram com uma má formação na coluna e necessitam da cadeira de rodas para se locomoverem.
Kalleb, 6 anos, estuda na Escola Municipal Antonio Marciano, no Parque Bela Vista. Já Isaac, 17 anos, é matriculado na Etec Votocel. “Esse transporte nos ajuda bastante”, comenta Ana.
A pessoa com deficiência matriculada em uma escola municipal ou estadual deve solicitar o transporte junto à secretaria da instituição de ensino. É preciso preencher um formulário, o qual será encaminhado para a Seed avaliar e autorizar o serviço.
Já os pais ou responsáveis do estudante vinculado a uma instituição devem realizar o cadastro na sede da Seed. É preciso apresentar cópias da certidão de nascimento, do comprovante de endereço no nome dos responsáveis, da declaração de matrícula, do laudo médico, e do R.G. e C.P.F do responsável para o preenchimento do formulário.
O serviço atende alunos de diversas instituições. Entre elas, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votorantim (Apae), Clave de Sol, Integrar, Associação Amigos dos Deficientes (Amde), Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas), Proex, Santa Rita de Cássia, Maria Claro e Amhisa.
Fonte: Prefeitura de Votorantim