O projeto Dona de Mim conta atualmente com 45 mulheres e 22 crianças em situação de vulnerabilidade social e emocional. O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim é uma referência regional, voltado para o acolhimento e capacitação dessa população-alvo.
O Dona de Mim conta com profissionais vinculados à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim, em parceria com a Associação Lugar de Amor e Restauração (LuAR). O objetivo é promover ações intergeracionais, fortalecer laços familiares e sociais, e oportunizar a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda para essa população-alvo.
As atividades acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Crasdo Itapeva e Promorar, e na entidade LuAR, no Jardim Novo Mundo. Nas unidades são oferecidos atendimento social, oficina terapêutica, oficina de geração de renda e artes com material de baixo custo e recicláveis, e cursos para capacitação. Educadores ainda desenvolvem atividades recreativas, de lazer e culturais para os filhos de 6 a 17 anos de idade.
As mulheres também participam de rodas de conversa para fortalecer e divulgar a rede de apoio, e facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo poder público. Os encontros contam com parcerias do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde, Universidade de Sorocaba (Uniso), Sebrae, Centro de Valorização da Vida (CVV), Rotary Club.
Nesta sexta-feira (8), integrantes do projeto Dona de Mim participaram de uma atividade no CEU das Artes. O evento foi realizado para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Oficina de crochê
Uma das atividades voltadas às mulheres no projeto Dona de Mim é uma oficina de crochê. O resultado do trabalho é exposto durante a feira noturna, todas as terças-feiras, na praça Lecy de Campos.
Fonte: Prefeitura de Votorantim