...

...

Projeto “Polinizando Narrativas em Votorantim: ocupações culturais na terra dos encantos” chega à cidade

Publicada em: 21/02/2024 13:45 - Notícias

 
 
Diversos espaços públicos de Votorantim receberão nos dias 24 e 25 de fevereiro (sábado e domingoe nos dias 02 e 03 de março (sábado e domingoum projeto que valoriza a eco diversidade local por meio da narração de contos populares, vivências cantantes, tenda passarinheira e uma “Bibliokombi”.
As ações serão das 9h às 17h no Proame do Promorar em 21/02), Proame da Vila Garcia em 25/02, Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi em 02/03 e no CEU das Artes, no Jardim Cristal, em 03/03.
O projeto “Polinizando Narrativas em Votorantim: ocupações culturais na terra dos encantos” chega à cidade com diferentes atividades lúdicas que buscam valorizar a eco cultura e o conhecimento popular regional.
“Polinizando Narrativas” foi idealizado sob a ótica da convivência lúdica e da troca de saberes e conta com quatro atividades diferentes idealizadas especialmente para o projeto:
-Narração Artística de Contos Populares de Bichos Daqui, que traz histórias lúdicas e que contemplam a imaginação do público;
-Vivências Cantantes em que os participantes são convidados a brincar e cantar o Brasil em um repertório da cultura tradicional das infâncias;
-Tenda Passarinheira, um painel interativo para que o público possa contar por qual nome conhece determinada ave de sua região;
- Bibliokombi, que conta com mais de 50 livros em uma sala de leitura e varanda literária em uma Kombi e que percorre os cantos mais longínquos para compartilhar vivências e despertar relações afetivas entre visitantes e literatura.
O projeto é fruto de parceria realizada entre o Sítio Reino Animal – Uma Escola Ambiental e Cultural, de Votorantim, e o Núcleo Boca da Mata – Agroecologia e Cultura, de Piracaia. Promotores de bandeiras como cultura, educação, agroecologia e vivências
lúdicas em suas respectivas regiões, os espaços unem forças para polinizar novas visões e semear caminhos futuros.
Kátia Pereira, pedagoga idealizadora do Polinizando Narrativas, responsável pelo Sítio Reino Animal e moradora do Bairro dos Morros, comenta a escolha dos locais para a realização do projeto. “A proposta é promover a descentralização do acesso a diferentes bens culturais materiais e imateriais. Nosso projeto conta com narração de histórias, músicas tradicionais da infância e acervo ecoeducativo”, conta Kátia.
Já Vivian Catenacci, cientista social responsável pelo Núcleo Boca da Mata e artista contadora de histórias há 25 anos, se emociona ao falar sobre a BiblioKombi, um sonho concretizado: “Levar o tanto que o Núcleo Boca da Mata faz para novos caminhos e mostrar as nossas práticas em novos espaços e territórios é instigante. O núcleo é reconhecido por atividades como observação de aves, plantio de mudas e oficinas com produtores culturais.
A cargo do desenvolvimento da Tenda Passarinheira e da formação da equipe de arte educadores e mediadores de leitura do projeto, a bióloga Carolina Martins comenta da importância de se catalogar a variedade de nomenclaturas de aves da região. “Os nomes populares são expressões intimistas da relação entre as pessoas e os animais, eles nos trazem traços da regionalidade, das histórias, das memórias da relação com a natureza. Poder trazer esse momento de (re)encontro com a intimidade com as aves é um movimento incrível”, conta.
Raphael Puglia, assessor de comunicação e produtor executivo do projeto, afirma que trabalhar com profissionais que admira é inspirador. “Ser uma das pontas de um trabalho que valoriza literatura, saberes populares e ecologia me faz sentir parte da comunidade”, diz.
“Polinizando Narrativas em Votorantim: ocupações culturais na terra dos encantos” foi criado com a intenção de levar atividades culturais e recreativas aos rincões da cidade. As atividades do projeto são gratuitas e contam com incentivo da Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura.
 
Programação
“Polinizando Narrativas” tem início da montagem às 9h da manhã; às 10h será encenado o espetáculo de narração de histórias “Contos populares de Bichos Daqui”; às 11h, é liberado o acesso à “Tenda Passarinheira” e ao acervo de livros da Bibliokombi, com mediação de leitura para o público em geral. No período da tarde, ocorre a vivência de brincadeiras cantadas da tradição oral brasileira “Passarinhada em canto e verso”, das 15h às 15h45. Às 16h, tem início a desmontagem e, às 17h, é feita a desocupação do espaço público.
 
Datas e locais
Dia 24/2: Proame Pró-Morar – Rua Victório Zanchetta, 325, Pró-Morar
Dia 25/2: Proame Vila Garcia – Rua Alice Ferrari, 96, Jardim São Pedro
Dia 02/3: Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi – Rua Antônio Soares da Silva, 50, Jardim Novo Mundo
Dia 03/3: CEU das Artes – Rua Elcia Pinto da Rosa, 78, Jardim Cristal
 
Mais informações: www.instagram.com/polinizandonarrativas
 
Fonte: Assessoria de imprensa
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...