Por Kaio Lopes*
A cidade de Votorantim, em intenso processo de conurbação com Sorocaba, se destacou em um estudo divulgado na quinta-feira (7pela Revista Exame, elaborado pela consultoria Urban Systems - que há quase uma década traz um recorte completo sobre as melhores cidades para se investir no país, considerando aspectos relacionados às áreas de Educação, Comércio, Indústria, Serviços, Mercado Imobiliário/Construção Civil, Agropecuária, e neste ano, por ineditismo, Saúde.
Conforme análise, o município é apontado como 66º melhor destino para os investimentos no setor de Comércio; dentre as avaliadas na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), fica atrás apenas de Sorocaba (16º), a frente de Itu (68ºe Salto (84º); referente à Indústria, Votorantim figura na 79ª posição, com índices inferiores apenas à Sorocaba (14ªe Itu (28ª), superando Salto (96ª), sendo novamente essas as únicas cidades regionais constantes no ranking.
O principal e mais surpreendente setor de Votorantim tido como um dos melhores para se investir no Brasil é o da Educação, no qual a cidade ocupa a 9ª posição, sendo, portanto, a mais bem posicionada dentro da RMS, seguida por Sorocaba (37ªe Itapetininga (64ª), além de postular na segunda colocação em todo Estado de SP, superada pela capital paulista. Neste quesito, em particular, são avaliados indicadores desde matrículas em redes básicas e/ou privadas até fatores como a qualificação de vagas correspondentes aos ensinos público e particular, tais como suas viabilizações às inserções no mercado de trabalho.
O estudo completo é disponibilizado para download através do site oficial e também pode ser consultado no portal oficial da Revista Exame (exame.com).
*Kaio Lopes é jornalista independente, tendo sido sócio do site Tribuna Nacional e com colunas publicadas no portal Vida Destra, bem como na própria Gazeta de Votorantim
As colunas assinadas são de responsabilidade de seus autores