Por Rute Zuliani
Hoje, vou compartilhar com vocês, uma receita tradicional das festas de fim de ano. É uma receita especial que sempre foi preparada com carinho, pela minha saudosa sogra dona Zina: A Farofa Fria de Natal.
Ingredientes:
- 250 g de farinha de mandioca temperada
- 250 g de farinha de milho temperada
- 200 g de presunto cozido, cortado em cubos pequenos
- 2 tomates cortados em quadradinhos, sem sementes
- 150 g de ervilhas frescas
- 170 g de milho verde
- 1/2 pimentão vermelho, picado
- 1/2 pimentão verde, picado
- 3 ovos cozidos
- 200 g de azeitonas sem caroço
- Cheiro verde picado (salsinha, cebolinha)
- Vinagre
- limão
- sal
- pimenta do reino
-azeite
- 1 xícara de uva passa hidratada (opcional)
Modo de Preparo:
1. Preparo da base
Para preparar a base desta farofa de Natal, misturamos numa tigela, a farinha de mandioca com a farinha de milho, ambas temperadas e compradas prontas, para facilitar o preparo.
2. Preparo da Mistura
Num bowl, adicionamos: o presunto cozido, cortado em cubos bem pequenos; os tomates sem sementes, também cortados em cubinhos; as ervilhas frescas cozidas no vapor; o milho verde; o pimentão vermelho e o pimentão verde, ambos picadinhos.
Além disso, adicionamos os ovos cozidos picados; as azeitonas sem caroço, podendo ser fatiadas conforme preferência e cheiro verde a gosto. Reservamos algumas azeitonas para o final.
Para quem aprecia um sabor agridoce, opcionalmente, uma sugestão interessante seria incluir uma xícara de uva passa previamente hidratada.
Depois de todos esses ingredientes misturados, regamos com azeite, até que fiquem bem umedecidos. Acrescentamos o suco de limão e o vinagre – costumo usar o de maçã.
Para finalizar, ajustamos o sal e a pimenta do reino, misturando e incorporando todos esses sabores deliciosos.
3. Finalização da farofa
Agora, incorporamos esses ingredientes com a mistura de farinhas até formar uma farofa úmida e saborosa. Se preciso, adicionamos mais um pouco de azeite e vinagre para deixá-la bem umedecida. Também ajustamos o tempero, com mais sal e mais pimenta.
A farofa está pronta e apetitosa e a transferimos para uma travessa de servir.
Agora decoramos com um ramo de salsa, uma flor de tomate e algumas azeitonas, mas sinta-se à vontade para soltar a criatividade na decoração.
E assim temos nossa Farofa de Natal prontinha para ser saboreada! Ela complementará perfeitamente a mesa da ceia natalina, servindo como acompanhamento para diversos pratos natalinos.
4. Degustação
E chegou o momento mais esperado: vamos provar a nossa Farofa Fria de Natal! Com um equilíbrio perfeito de sabores, esta receita resgata não só o sabor, mas também as memórias calorosas das festas de fim de ano.
Pedido de Inscrição:
Para uma experiência completa e visualmente detalhada desta receita, não deixe de acessar o Canal RZ – Jornada Culinária no YouTube. Lá, você encontrará um vídeo passo a passo, que tornará ainda mais simples e prazerosa a preparação desta deliciosa Farofa Fria de Natal. Até a próxima semana!